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FUNARI, Pedro Paulo. Patrimônio: uma educação para a cidadania. Resenhas Online, São Paulo, ano 03, n. 029.01, Vitruvius, maio 2004 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/03.029/3190>.


Quem associa patrimônio à sala de aula? O patrimônio, muitas vezes, parece ser um tema elevado, distante, como se o próprio conceito de patrimônio, tão ligado aos bens materiais de valor monetário, contaminasse o sentido do termo e o também o patrimônio cultural aparecesse como algo privado, voltado a poucos. Não há, portanto, tradição de reflexão e ação prática que torne o patrimônio cultural parte do quotidiano das pessoas e, já por isso, valeria a pena a leitura atenta deste pequeno volume publicado pelo inovador Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal de Santa Maria, coordenado por Saul Milder.

A preocupação com o patrimônio, por tradição secular, centrou-se nos vestígios monumentais das elites do passado, nos grandes edifícios, na grande estatuária, nos grandes pintores, escultores, nos estilos canônicos da erudição. No Brasil, esse viés foi tanto mais forte quanto nossa sociedade, patriarcal e aristocrática, apenas tardiamente foi afetada pelos interesses de indígenas, negros e pela gente comum, cujos padrões e interesses não se limitam à erudição, mas estende-se por toda uma pletora de valores culturais corriqueiros. Essa democratização do entendimento do patrimônio tem sido importante para uma reflexão crítica e por uma ação concreta transformadora e é neste contexto que se insere o livro do educador e estudioso da cultura material, Mauri Luiz Bessegatto.

O volume apresenta uma série de experiências concretas apoiadas em reflexões teóricas bem fundamentadas. Apresenta-se o programa “O patrimônio em sala de aula”, cuja intenção consiste em “que o aluno, pesquisando e expressando-se, passe a agir e interagir com seu meio. E ao presentificar um olhar sobre o passado que a disciplina de História possibilita que ele, o aluno, possa identificar-se enquanto indivíduo, diferente, mas componente de uma coletividade que o une e, portanto, que é sujeito da História” (p. 18).

A participação dos alunos na construção de novas formas de atuação permite que a aula se torne reflexiva, ao se confrontarem com a imensidão de contradições e dicotomias que desperta o interesse para a liberdade de idéias. O livro didático passa a ser um material de apoio e as provas servem para levar à reflexão.

A parte central do volume está ocupada por um conjunto de atividades práticas, de caráter lúdico e pedagógico, com exemplos concretos, referências a portais virtuais, desenhos criativos e inspiradores. Parte de uma paráfrase da expressão clássica grega e propõe: “caquinho: decifra-me ou te devoro”. Utiliza-se de conceitos originários de Paulo Freire, a começar pela curiosidade, “como inquietação indagadora, como inclinação ao desvelamento de algo, como pergunta verbalizada ou não, como procura de esclarecimento”. Sugerem-se aulas temáticas e estratégias práticas que serão muito úteis não apenas na sala de aula, como para educadores em museus e outras instituições patrimoniais.

Este volume, de leitura muito agradável, cheio de imagens instigantes, constituirá contribuição inovadora para todos que se interessam pelas dimensões sociais e públicas do patrimônio cultural. Arqueólogos e arquitetos, historiadores e professores, antropólogos e arte educadores, todos esses profissionais, e outros mais, muito terão a aprender, pois o volume pode servir como inspiração para ações patrimoniais concretas. O êxito imediato do volume, que atende a uma demanda reprimida de estudos sobre a educação patrimonial, levou ao esgotamento da primeira edição e à publicação de uma segunda. Todos os interessados no uso social do patrimônio agradecem.

sobre o autor

Pedro Funari é professor da UNICAMP, coordenador-associado do Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE/UNICAMP), pesquisador de temas patrimoniais, com publicações sobre o tema no Brasil e no exterior.

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