Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

how to quote

CAFÉ, Carlos. Revisões teóricas e reflexões da prática: atualizações “pós-modernas”. Resenhas Online, São Paulo, ano 05, n. 059.02, Vitruvius, nov. 2006 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/05.059/3124>.


Marcando o décimo volume da coleção face norte da editora Cosac Naify, Uma nova agenda para a arquitetura segue a mesma estrutura e conteúdo da obra original publicada em 1996 pela Princeton Architectural Press nos Estados Unidos. Com primorosa qualidade gráfica e ciente do atraso de dez anos, a versão brasileira omite a palavra inicial do título original – Theorizing a new agenda for architecture (1) –, sugerindo sutilmente uma atualização temática. Não obstante, essa diferença temporal se faz condizente à herança tardo-modernista que se estendeu no Brasil em relação à Europa e aos Estados Unidos.

De fato, é natural que alguns conteúdos tenham perdido sua atualidade nas intensas transformações do presente e no conseqüente desgaste do termo “pós-modernismo”. No entanto, o lançamento dessa coletânea antecede com brevidade o aniversário de 50 anos de Brasília (2), apresentando-se como uma instigante revisão teórica sobre o “projeto moderno” nos parâmetros da discussão internacional.

Os ensaios reunidos nesse volume foram organizados pela arquiteta e professora norte-americana Kate Nesbitt, graduada em Planejamento Urbano pela Universidade de Virgínia e mestre em Arquitetura pela Universidade de Yale. São 51 textos relacionados à teoria contemporânea da arquitetura, escritos entre 1965 e 1995, ponderando 30 anos de uma acentuada intensificação da crítica aos ideais modernos, que se apresentavam desgastados ante a impossibilidade de lidar com a realidade da cidade pós-industrial. O caos crescente das metrópoles e a complexidade dos problemas urbanos contradiziam o projeto utópico modernista e, conseqüentemente, incitavam pensadores de diversas áreas a manifestarem suas revisões teóricas e reflexões sobre a prática de projeto.

Teoria e prática, pesquisa e produção conectavam-se e nasciam no resultado de uma multiplicidade de acontecimentos e transformações condicionados à realidade do momento. A arquitetura passava a exercer papel fundamental nos debates sobre arte e cultura, integrando outras disciplinas e articulando uma notável aproximação do discurso filosófico, de tal modo que as produções teóricas, mesmo em vertentes ideológicas contraditórias, refletiam esse rompimento de fronteiras avançando interdisciplinarmente sobre os impasses modernos – isso ajuda a explicar o caráter heterogêneo dos ensaios escolhidos por Kate Nesbitt.

Oportunamente, vale ressaltar uma publicação semelhante, que nasce nesses mesmos parâmetros contextuais, editada pelo historiador Charles Jencks e o urbanista Karl Kropf. Praticamente do mesmo período (1997), a antologia Theories and manifestoes of contemporary architecture (3) é complementar e coerente a essa obra no sentido de evidenciar uma produção teórica paradigmática a partir de uma diversidade de temas e autores influentes nos debates da produção arquitetônica contemporânea.

A organização dos textos de Uma nova agenda para arquitetura não segue uma ordem cronológica nem uma estrutura entabulada nos autores. Os ensaios estão distribuídos em quatorze capítulos, que exploram seus conteúdos como fator gerador do tema, potencializando uma associação entre as diversas abordagens. Conforme a organizadora, eles se dividem em três grupos temáticos distintos e inter-relacionados. “Os primeiros oito capítulos abordam questões relacionadas com significado, história e sociedade”, tais como pós-modernismo, semiótica, estruturalismo, desconstrução, historicismo, tipologia e contextualismo; redigidos por Venturi, Eisenman, Graves, Porphyrios, Stern, Tschumi, Colquhoun, Solà-Morales, Argan, Colin Rowe, Koolhaas, Gregotti, Aldo Rossi, Tafuri, entre outros.

Os quatro capítulos seguintes discorrem sobre temas fenomenológicos, discutindo o significado do lugar, a relação arquitetura e natureza, o regionalismo crítico e a expressão tectônica, com textos de Norberg-Schulz, Frampton, Juhani Pallasmaa, Tadao Ando, Raimund Abraham, Tzonis, Lefaivre, Marco Frascari e outros já citados. Os dois últimos capítulos tratam da relação entre arquitetura e o corpo, e também do sublime como categoria estética, incluindo textos de Tschumi, Agrest, Eisenman e Anthony Vidler.

Antecipando cada texto, há uma explanação elaborada pela própria organizadora, que prepara o leitor por meio de uma contextualização histórica dos termos e uma inter-relação dos capítulos, construindo uma pertinente lógica de conexão entre eles. O livro contém ainda uma extensa introdução que apresenta e justifica sua estrutura de organização e seleção, avançando sobre discussões complementares divididas em duas partes: “A necessidade da teoria” e “O que é o pós-modernismo?”.

As seções finais estão organizadas de maneira a fornecer melhores condições de pesquisa ao leitor, incluindo uma bibliografia separada por capítulos, índice remissivo e dados biográficos relevantes dos autores. Sem dúvida, a obra constitui um importante referencial teórico sobre as mudanças do pensamento arquitetônico que precederam o século XXI, sendo uma inestimável contribuição para a ampliação do debate no âmbito nacional de forma atualizada.

notas

1
NESBITT, Kate (org.). Theorizing a new agenda for architecture: an anthology of architectural theory, 1965-1995. Princeton Architectural Press, Estados Unidos, 1a edição 1996.

2
1956, elaboração do edital do concurso; 1957, resultado do concurso e 1960, inauguração de Brasília.

3
JENCKS, Charles; KROPF, Karl (org.). Theories and manifestoes of contemporary architecture. Academy Editions, Inglaterra, 1997.

sobre o autor

Carlos Café é arquiteto e artista, mestrando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – UnB.

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided