Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

português
O novo livro de Sérgio Ferro, Artes plásticas e trabalho livre, é, segundo o resenhador Pedro Fiori Arantes, um depoimento com a perspectiva de um artista. “Falo como pintor”, afirma o autor logo no início de sua obra.

how to quote

ARANTES, Pedro Fiori. As artes plásticas como encarnação do trabalho livre. Resenhas Online, São Paulo, ano 14, n. 159.02, Vitruvius, mar. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/14.159/5456>.


Pintor desde cedo, mas arquiteto de formação, Sérgio Ferro inicia sua carreira de professor na FAU-USP em 1962 como assistente de Flávio Motta, a quem dedica este livro. Nessa década, realiza projetos experimentais em arquitetura junto com Rodrigo Lefèvre e Flávio Império; organiza a mostra Propostas 65, para a qual redige o manifesto “Vale tudo”, por um “novo realismo” que captasse a “irracionalidade de nosso tempo”; e expõe em Opinião 65, um marco na arte brasileira ao romper quase duas décadas de hegemonia da abstração. No ano de 1967, em novo manifesto, “Os limites da denúncia”, considera que mesmo uma pintura crítica pouco poderia diante da ditadura. Preso pelo regime militar em 1970, monta no presídio Tiradentes um ateliê com mais dez presos. Exilado na França desde 1972, torna-se professor de História da Arte e da Arquitetura na Escola de Arquitetura de Grenoble — e continua pintando, expondo e escrevendo.

Coerente com esse percurso, ele abre esta história da arte de Dürer a Velázquez com o lema de Alberti: “Falo como pintor”. O argumento de base é claro. Porque mantêm a mais intensa relação e unidade entre concepção e execução, como prática concreta, as artes plásticas são, dentre todos os trabalhos, aquele que melhor encarna o que possa ser o trabalho livre (em oposição ao trabalho alienado que o capitalismo progressivamente impôs à massa dos trabalhadores).

Ainda que tomada como um contraponto à produção da arquitetura, com sua cisão estabelecida entre projeto e canteiro — tema abordado no livro Arquitetura e trabalho livre —, a história das artes plásticas também é permeada de contradições. A primeira delas é a transição do artesão ao artista como indivíduo que prepara sua autodeterminação em relação às corporações de ofício e aos primórdios do assalariamento. Enquanto o artesão reproduz um saber de ofício, para o artista é a atividade do espírito, o concetto, que comanda o fazer. Por isso, o artista tem que modificar a prática convencional, com a ostentação e individualização da perícia técnica, a descoberta de novos materiais (como a tinta a óleo), o realismo anatômico, a elaboração do espaço fictício perspéctico etc.

Caravaggio, Davi e Golias, 1606-1607
Foto divulgação [Galeria Borghese]

O embate do artista com o artesão se resolverá plasticamente de três modos: com o virtuosismo técnico; com a denegação ou o “liso” (apagamento da marca de execução, miragem da janela albertiana) e, por fim, o non finito e a sprezzatura (teatralização do gesto técnico, demonstração da fatura). É assim, na esfera do trabalho, que surge a disputa das artes com o sistema. Ao mesmo tempo, a escolha dos temas deve garantir a boa aceitação dos mecenas, príncipes e papas, fato que permite driblar a nascente lei do valor trabalho, adotando a figura retórica da recompensa monetária pela dádiva do gênio. A liberdade é bem remunerada porque, como qualidade escassa, tem a virtude de criar valores extraordinários — o que será cada vez mais evidente com o aparecimento do mercado da arte.

É esse movimento contínuo de insubordinação e subordinação, contra e a favor da ordem, com resoluções plásticas, narrativas, espaciais em tensionamento recíproco — revelando distintos graus de consciência dos artistas em relação a seu fazer e a seu lugar no mundo —, que constitui a história narrada por Sérgio Ferro neste Artes plásticas e trabalho livre. Mesmo mutilada ou deformada, a liberdade existente no trabalho de arte é a melhor referência para imaginar a superação do trabalho social alienado que o capital impõe.

nota

NE — texto da orelha do livro

sobre o autor

Pedro Fiori Arantes é professor do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp.

comments

resenha do livro

Artes plásticas e trabalho livre

new

Artes plásticas e trabalho livre

De Dürer a Velázquez

Sérgio Ferro

2015

159.02
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

159

159.01

As feias que me desculpem...

Norma Couri

159.03

A simbologia de Brasília na história do Brasil

Carlos Madson Reis

159.04

A aurora turva da vida de meu tio na cidade moderna

Uma leitura dialogada dos filmes Mon Oncle e Aurora

Rossana Honorato

159.05

A vez dos pedestres

Porque estimular a caminhada na cidade é um bom negócio

Mauro Calliari

159.06

O Brasil em movimento ou sob caos

Luiz Costa Lima

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided