Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Promovido pela revista Arquitetura & Construção da Editora Abril, “O Melhor da Arquitetura 2010”, premeia o projeto Guedes Nunes Oliveira Roquim Advogados na categoria escritórios – instalações e interiores

Detalhes do Projeto

O projeto consistiu na reforma de dois andares (ultimo e cobertura) de um edifício de escritórios da década de 80, no bairro do Itaim, projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

A partir da análise do programa, a proposta mescla os necessários ambientes compartimentados e de uso confidencial ao espaço de trabalho aberto, potencializando as instalações disponíveis no projeto original.. A solução então, foi a de criar uma estrutura metálica em forma de grelha “parasita” à estrutura de concreto existente, guardando desta sempre uma distancia para que o projeto original fosse preservado e compreendido. A solução de ocupação propõe guias de aço para fixar as divisórias necessárias à compartimentação (com barreira acústica). Nesta grelha metálica, além das divisórias, estão fixadas também as portas de vidro corrediças que completam a vedação das salas, sem obstruir a visão para a área coletiva. A comunicação entre ultimo andar (dedicado à produção) e cobertura (ocupada pela diretoria) é feita por uma nova escada metálica acoplada à estrutura de estantes da biblioteca, montada no vão existente no projeto original.

O andar da diretoria segue o mesmo conceito do inferior no que diz respeito à estrutura metálica auxiliar, nesse caso, atirantada à laje de concreto aparente. A estrutura , define as salas dos diretores e as salas de reuniões, todas fechadas por painéis moveis ora de madeira, ora de vidro, dependendo do nível de transparência e privacidade desejado para cada ambiente. O projeto permite disposições diversas, para o dia a dia, preparando para um evento, para reuniões de trabalho ou outros. Para estas configurações, o projeto de iluminação tratou com soluções específicas cada um dos ambientes, de acordo com o uso pretendido.

O terraço recebeu piso novo, elevado em relação à laje, sombreando-a e preservando a impermeabilização. O projeto de paisagismo é de responsabilidade de André Paolielo propõe uma vegetação mais densa junto à fachada Oeste para proteger as salas da diretoria da insolação e uma vegetação mais esparsa na fachada oposta para não obstruir a vista para o Parque do Ibirapuera.

Cliente: Guedes Nunes Oliveira Roquim

Endereço: Rua Prof. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. - São Paulo – SP

Área de intervenção: 600m²

Projeto: Projeto e implantação do escritório de Advocacia Guedes Nunes Oliveira Roquim Advogados Associados

Data do projeto: Julho 2009

Autores do projeto: José Armênio de Brito Cruz e Gustavo Marchetti Panza

Equipe: Gustavo Marchetti Panza (coordenação de equipe), Bianca de Cillo, Paula Amadei, Marina Tonussi, Gabriel Gutierrez, Claudia Araujo (arquitetos colaboradores);Talles Capelozza e Jessica Modelli (estagiários)

Exposição até dia 21 de novembro no MCB

Nunes Oliveira Roquim Advogados<br />Foto de divulgação

Nunes Oliveira Roquim Advogados
Foto de divulgação

Nunes Oliveira Roquim Advogados<br />Foto de divulgação

Nunes Oliveira Roquim Advogados
Foto de divulgação

Nunes Oliveira Roquim Advogados<br />Foto de divulgação

Nunes Oliveira Roquim Advogados
Foto de divulgação

Piratininga Arquitetos Associados recebe o prêmio "O Melhor da Arquitetura 2010"

source
Cris Fusco
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided